• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .
    

    Alergia respiratória ou gripe?

    14/12/2020 / por Fundação ProAr

    Saiba como identificar a alergia respiratória e confira dicas de como afastar os agentes causadores dessa doença


    Um quadro de alergia respiratória nem sempre é fácil de ser identificado pelo paciente. Não raro a doença costuma ser confundida com uma gripe, já que ambas  apresentam alguns sintomas em comum: espirros em série, coriza clara e coceira no nariz.  

    E a definição da alergia respiratória pode ser compreendida de diversas formas, o que só aumenta o grau de desinformação. "Quando o diagnóstico da alergia é feito, e isto acontece no sistema respiratório, podemos dizer que é alergia respiratória. Mas alergia é definição de diagnóstico, e não de sintoma. Portanto, nem toda coceira, lesão de pele, tosse ou espirro é alergia", alerta Dr. Martti Antila, médico alergistapós-graduado em Alergias no Hospital de Alergia e Dermatologia na Universidade de Helsinque, na Finlândia.

    Alergia X Gripe

    Embora seja difícil, algumas dicas são úteis para diferenciar uma doença de origem alérgica das demais. Ainda que tenham características em comum, a gripe se diferencia da rinite por também provocar febre e dor no corpo.

    Higiene e ventilação contra ácaros 

    Os ácaros são os principais inimigos de pacientes com alergia respiratória. Outros agentes também são notórios propagadores: animais domésticos, pólens - em especial no Sul do Brasil - e fungos.

    Quanto aos ácaros, o segredo para afastá-los de casa ou do trabalho é melhorar a higiene ambiental, controlar a umidade e manter  boa ventilação. Dr. Martti Antila lembra que o uso dos equipamentos para turbinar a umidade de casa pode custar caro: "O umidificador de ar faz manter e aumentar a quantidade de ácaros dentro das casas. Quanto aos pólens, é mais difícil afastá-los, pois a causa vem de fora. Portanto, o controle adequado e alguns medicamentos podem ajudar". 

    Tratamento em várias frentes

    Uma vez diagnosticada a alergia respiratória, o tratamento ideal vai depender de um conjunto de ações sob supervisão médica. Além de expulsar ou tentar diminuir os agentes causadores (alérgenos), será preciso controlar e tratar adequadamente a doença de base, a exemplo da rinite ou da asma. Em alguns casos, a imunoterapia, que é um tratamento específico usado para determinadas alergias, também pode ser importante.

    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto