A Fundação ProAR lança, em parceria com o FórumDCNTs, materiais inéditos sobre vacinação e distúrbios do sono

31/10/2023 / por Fundação ProAr

Os materiais "Com Vacina Protejo Vidas!", "Com Vacina Escolho Saúde!" e "Impacto dos Distúrbios do Sono sobre as DCNTs/CCNTs" são fruto de parceria do FórumDCNTs com nossa e outras mais de 40 instituições dos setores público, privado e terceiro setor.

O ineditismo desses materiais educativos e informativos deve-se ao fato de orientarem sobre vacinas especiais para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis - DCNTs (como: diabetes, câncer, doença cardíaca ou renal, entre outras). Estes dois são direcionados um a profissionais de saúde e o outro para a população em geral, especialmente pessoas com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs). O outro material, para profissionais de saúde, detalha como distúrbios do sono causam e agravam DCNTs. Chama a atenção para a alta prevalência desses distúrbios e estratégias para preveni-los, assim como diagnosticá-los e tratá-los prontamente para melhorar manejo do diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras CCNTs. Abaixo, trechos desses materiais.

"Profissionais de saúde de todas as áreas têm papel muito relevante na orientação sobre o sono das pessoas que atendem. Enquanto para quem ainda não teve a oportunidade de se informar, dormir pode parecer perda de tempo, tantas pessoas com diabetes já experimentaram dificuldade para gerenciar a glicemia depois de uma noite mal dormida e muitas outras com obesidade sofreram despertares noturnos múltiplos durante a noite."

"Indivíduos com condições crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, respiratórias e outras, são mais vulneráveis às infecções que a população geral, uma vez que a imunodepressão, frequentemente presente nesta população, compromete a sua resposta imune frente às infecções. Neste sentido, a literatura reforça a importância da imunização para esses grupos populacionais, com o objetivo de fortalecer a resposta imune e reduzir as internações e a morbimortalidade por doenças infecciosas imunopreveníveis. No Brasil existem vacinas adicionais recomendadas para esses grupos de pessoas".

No site do FórumDCNTs, os materiais estarão disponíveis em:

www.ForumDCNTs.org/post/vacina-importa-CCNTs

www.ForumDCNTs.org/post/disturbios-sono-CCNTs