• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • 

    Enfisema pulmonar não é câncer

    18/09/2020 / por Fundação ProAr

    Descubra quais são os mitos e verdades que envolvem a doença.

    As doenças respiratórias crônicas ainda causam muita divergência de entendimento, entre elas, a relação entre enfisema e câncer, que em muitos casos são referidos como a mesma doença. Entretanto, enfisema pulmonar é uma doença progressiva e crônica que com tempo vai provocando lesões irreversíveis nos alvéolos, os rompendo e formando bolhas que dificultam a respiração.Além disso, é um dos acometimentos da DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica.


    Para ajudar na construção desse conhecimento acerca das doenças respiratórias, a Dra. Angela Honda, médica pneumologista e Líder de programas educacionais, e a Dra. Juliana Franceschini Pereira, fisioterapeuta e Líder de projetos, respondem o que são mitos e verdades sobre a enfisema. Confira.  



    Enfisema pulmonar é câncer.

    MITO.Enfisema pulmonar e câncer de pulmão são doenças diferentes.


    Quem tem enfisema tem mais chance de desenvolver câncer. 

    VERDADE.Tanto o enfisema como o câncer estão relacionados à exposição ao cigarro e, em ambas as doenças, há um processo crônico de lesão dos tecidos pulmonares. Acredita-se que o enfisema pulmonar é um dos fatores de risco para o câncer de pulmão.


    Só fumantes desenvolvem enfisema pulmonar. 

    MITO.O cigarro é a causa principal de enfisema, mas existem outras substâncias que podem lesar os pulmões, como por exemplo a fumaça da queima de lenha ou carvão e alguns produtos químicos. Além disso, algumas pessoas desenvolvem enfisema por uma alteração genética, que faz com que eles tenham falta de uma substância que protege o tecido pulmonar chamada alfa-1 antitripsina (AAT).


    Quem tem enfisema pode praticar exercícios físicos.

    VERDADE.A prática de exercícios físicos é indicada para pacientes com enfisema, pois ela pode auxiliar no condicionamento físico e melhorar a falta de ar. É importante que a pessoa com enfisema siga a orientação de um profissional da saúde quando for começar os exercícios, porque o nível de gravidade do enfisema pode interferir na escolha da prática mais indicada. Os exercícios mais comuns indicados para pessoas com enfisema são a caminhada, a bicicleta estacionária e subir e descer escadas. A pessoa com enfisema deve fazer exercícios sempre respeitando sua tolerância. Uma forma de não se cansar tanto pode ser dividir o período de exercícios, por exemplo fazer 3 vezes de 10 minutos no dia ao invés de 30 minutos seguidos, isso pode ser uma forma de garantir que o paciente não ultrapasse seus limites.



    Enfisema tem cura. 

    MITO.Enfisema não tem cura e é progressivo, mas tem tratamento, que pode melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes. Por isso é muito importante que as pessoas com enfisema consultem seu médico e sigam o tratamento indicado, além de não ser ou cessar o tabagismo o mais precocemente possível. 



    A melhor prevenção da enfisema pulmonar é não fumar ou parar de fumar?

    VERDADE.A melhor forma de prevenir o enfisema é não fumar, mas parar de fumar também pode retardar o processo de lesão das células do pulmão, que levam ao enfisema pulmonar.

    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto