ProAR lança guia de manejo clínico da Covid-19

26/02/2021 / por Fundação ProAr

Documento disponível no site da Fundação é destinado aos profissionais de saúde da atenção primária e contém relação de cuidados com pacientes adultos

Profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento de Covid-19 já podem consultar uma versão nacional do guia de manejo clínico. Com 37 páginas, o documento apresenta de forma clara e didática uma série de cuidados e procedimentos úteis ao cotidiano da atenção básica.

O download do kit de cuidados está disponível gratuitamente neste link. O manual digital foi elaborado pela Fundação ProAR em parceria com o Knowledge Translation Unit e com o University of Cape Town Lung Institute.

O guia orienta como rastrear, avaliar e manejar pessoas com sintomas de Covid-19, identificar os tipos de testes de diagnóstico da doença e como eles podem ser aplicados, além de dar dicas sobre como monitorar pacientes com suspeita de infecção. Também constam informações sobre proteção de pacientes com doenças crônicas como HIV.

Com ilustrações didáticas sobre proteção dos profissionais, o guia apresenta as melhores práticas de segurança, a exemplo do uso correto de EPI, além de dar dicas sobre o que fazer ao sair para trabalhar e ao chegar em casa. Também é possível saber como manejar pacientes com suspeita de síndrome pós-Covid.