Fundação ProAR apoia a iniciativa "Informação Inspira", sobre a DPOC

07/08/2020 / por Fundação ProAr

A ação, feita com as influenciadoras Avós da Razão e Avôsidade, busca gerar conhecimento sobre a doença obstrutiva crônica, que mara cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil.

Dizem por aí que conselho de vó é sagrado. Não é à toa que aGSKcontou com a sabedoria dasAvós da Razãoe daAvôsidade, criadoras de conteúdo da terceira idade, para estrelar uma campanha de conscientização sobre a DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica.

Normalmente confundida com o próprio processo de envelhecimento, aDPOC, que engloba o enfisema e a bronquite crônica é, na verdade, uma obstrução do fluxo de ar nos pulmões, majoritariamente, provocada pelo tabagismo e pela exposição à queimas de biomassa (carvão ou lenha) ou poluição.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2030, a DPOC será a terceira doença que mais mata no mundo. Só no Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas sofrem suas consequências, sendo que 61% é ex-fumante e 40 mil pacientes chegam a falecer por ano. Os altos índices refletem a falta de conhecimento, diagnósticos precisos e tratamento.

A doença pulmonar obstrutiva crônica não tem cura, mas com o diagnóstico precoce e tratamento correto pode proporcionar uma boa qualidade de vida ao paciente.  Esse é o objetivo da campanha "Informação inspirada", idealizada pela GSK e com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a Associação Crônicos do Dia a Dia e da Fundação ProAR.

"Nosso objetivo é colocar a DPOC no centro da atenção. Buscamos aumentar o nível de conhecimento das pessoas acerca dessa doença extremamente comum, mas que muita gente nunca ouviu falar. Com diagnóstico a tempo e tratamento adequado, os pacientes podem melhorar muito sua qualidade de vida", diz o pneumologista Franco Martins, gerente médico da GSK no Brasil.

Confira o vídeo abaixo e acompanhe osite da ação.