• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .
    

    Asma na gravidez: entenda a relação e quais cuidados deve tomar

    29/04/2020 / por Fundação ProAr

    Para a saúde da mãe e do bebê, tomar a medicação diariamente é fundamental

    A gravidez é um momento esperado por muitas mulheres e não deve ser diferente para as que são asmáticas. Porém, a disciplina com a continuidade do tratamento é fundamental para uma gestação tranquila.

    Segundo Paulo Camargos, Vice-Presidente da Fundação ProAR, o cenário entre gestantes com asma prévia é da seguinte maneira: ⅓ podem ter os sintomas melhorados, ⅓ persistem os mesmos sintomasque já existiam antes da gravidez e ⅓ podem ter os sintomas agravados. "Ou seja, 70% das grávidas continuam com os sintomas e devem manter o tratamento indicado pelo seu médico", afirma o médico. 

    Os anti-inflamatórios receitados para a asma são seguros, não viciam e não tem efeitos colaterais para o bebê. O risco acontece, justamente, quando o uso da medicação é interrompida.  

    "Caso a gestante pare de fazer o uso do medicamento e a asma não esteja controlada, o feto corre riscos como falta de oxigênio, baixo peso e prematuridade", alerta Camargos, que tem um histórico de trabalho com crianças asmáticas e capacitação de profissionais no programa Criança que Chia, em Minas Gerais. Isso porque durante a gravidez o pulmão do bebê ainda não está formado, ou seja, todo o oxigênio que ele precisa vem da mãe, por isso a asma deve estar bem controlada.  

    Asma e gestantes

    Já para as mulheres, o não uso do medicamento e o desequilíbrio hormonal da gravidez pode acentuar os sintomas da asma, como dificuldade de respirar, e o  desenvolvimento de pressão alta, conhecido como pré-eclâmpsia. 

    A asma é uma doença inflamatória, geralmente alérgica, ou seja, é recomendado que a gestante evite poeira, pelos de animais, perfumes, produtos de limpeza ou outros fatores que desencadeiam as crises. Além disso, ela é familiar, podendo ser herdada pelo bebê. 

     

    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto