• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .
    

    Asma e mudanças de temperatura: saiba como evitar crises

    09/11/2020 / por Fundação ProAr

    A associação entre asma e oscilação de temperatura pode agravar quadro da doença. Pacientes reclamam dos dias frios, quando as crises aparecem com mais frequência.

    Faça chuva ou faça sol, a asma pode aparecer em todas as estações do ano. Mas nos meses frios é quando a doença encontra a combinação perfeita para desencadear crises nos pacientes. Ao contrário do que aponta o senso comum, a explicação não está na queda da temperatura, mas na mudança de hábitos que vem a reboque dessa oscilação.  

    Na tentativa de aquecer suas casas ou locais de trabalho, pessoas com asma acabam abrindo as portas para as crises. De acordo com Dr. Paulo Camargos, vice-presidente e relações públicas da Fundação ProAR, isso acontece porque elas costumam ficar em ambientes fechados e com mais pessoas: "Elas tendem a fugir da temperatura ambiente e ficar mais tempo em casa, juntas e com as janelas fechadas, o que aumenta a exposição aos fungos os ácaros do ar e dos tapetes, cortinas, etc". 

    Dr. Paulo Camargos alerta que a tentativa de estabelecer conforto térmico através da clausura pode custar caro. "Há uma tendência quando as pessoas ficam mais concentradas em casa de que elas troquem entre si os vírus respiratórios, que também são comuns nesses períodos de meses frios".

    No verão, segredo é corticóide e hidratação

    Enquanto as infecções respiratórias aumentam no frio, nos dias de calor o inimigo dos asmáticos tem sido a baixa umidade do ar. Esse fenômeno pode ressecar as vias respiratórias e facilitar o aparecimento das crises.

    Especialmente no verão, o uso correto da medicação e o reforço na hidratação são as melhores medidas de proteção. É quando o aparelho de ar-condicionado precisa de manutenção rigorosa, já que os filtros podem acumular bactérias e fungos, enquanto os ventiladores são bem-vindos, desde que o ambiente esteja livre de poeira.   

    Limpeza da casa e disciplina na medicação

    Embora a limpeza da casa e a lavagem das roupas sejam de extrema importância, as crises podem ser combatidas com ouso adequado de medicamentos. "Independentemente da estação do ano, o fundamental é seguir a prescrição médica, incluindo o uso regular conforme prescrito pelo médico dos corticoides inalatórios. Importante é não apenas fazer uso, mas fazer uso correto dos medicamentos",  reforça o vice-presidente da Fundação ProAR.

    Asma na infância: pandemia atenuou crises

    A despeito do incalculável transtorno causado pela pandemia da Covid-19, o isolamento social gerou um efeito inusitado entre ascrianças com asma. "De um modo geral, por não terem ido às escolas ou creches, elas tiveram menos infecções virais respiratórias e portanto, também, menos crises de asma", afirmou Dr. Paulo Camargos. 

    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto