• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .
    

    Aplicativos ajudam pacientes no controle da asma

    10/12/2020 / por Fundação ProAr

    Apps voltados para pessoas com asma vêm contribuindo para a assistência de pacientes, mas médicos alertam que eles não substituem tratamento

    Na palma da mão e de qualquer lugar, com alguns cliques é possível ter um fôlego a mais no controle da asma. Criados para ajudar quem tem a doença, os aplicativos para celular e outros dispositivos móveis vieram para ficar, e já são ferramentas inseparáveis dos pacientes na assistência diária. 

    Embora não substituam o tratamento tradicional, os apps permitem que o usuário organize gratuitamente algumas atividades mais burocráticas do cotidiano da asma. De forma simples, é possível registrar e compartilhar com o médico os dados sobre os sintomas, controle da doença e uso de medicamentos. 

    As  opções para download e suas funções são variadas. Além de receber alertas agendados de horário de uso dos medicamentos, os apps transmitem orientações de como usar as ‘bombinhas inalatórias’ ou sobre como preencher o Teste de Controle da Asma (ACT). Com eles também é fácil consultar medidas de controle ambiental ou saber como agir durante uma crise. 

    App não é médico

    A médica alergista Faradiba Serpa acredita que os programas facilitam o automonitoramento e automanejo da doença, além de  estimular a tomada de decisões durante uma crise. No entanto, a especialista adverte que nenhum produto preenche as etapas necessárias durante o tratamento: “É importante reforçar que isso não substitui o tratamento medicamentoso, o qual deverá ser mantido conforme a prescrição do médico”. 

    Aplicativo para distrair os pequenos

    Entre as novidades mais interessantes está o app “Universo Nebulização”, desenvolvido pela AstraZeneca e o FazBem para distrair e educar as crianças durante o processo inalatório. De forma lúdica e interativa, a ideia é divertir e manter os pequenos concentrados durante a nebulização, além de orientá-los sobre o uso correto da máscara e o ato de respirar fundo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamenteno site da Fundação ProARe está disponível nas versões iOS e Android. 

    App monitora sintomas

    Criado para difundir dicas e informações sobre a rinite alérgica, o aplicativo MASK-air também tem sido um aliado importante para pessoas com asma.  Além de enviar perguntas e monitorar os sintomas da asma junto aos usuários, o app acaba corrigindo uma confusão recorrente entre pacientes. Isso porque a rinite ainda é comumente associada ao quadro de asma. O dispositivo também compara os sintomas de rinite e gripe. O MASK-air está disponível para download nas versões iOS e Android. 






    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto