• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .
    

    AGOSTO BRANCO

    31/08/2022 / por Fundação ProAr

    Mês da conscientização sobre o câncer de pulmão

    Agosto é o mês de conscientização do câncer de pulmão. O câncer de pulmão é a neoplasia de maior letalidade no mundo. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 30 mil novos casos da doença são diagnosticados por ano. O principal fator de risco é o tabagismo, mas não está associado apenas ao tabagismo. Outros fatores de risco para toda a população incluem genética, histórico familiar da doença, exposição passiva à fumaça do tabaco e à poluição do ar e exposição ocupacional à agentes químicos.


    O câncer de pulmão no Brasil, assim como em países desenvolvidos, é geralmente diagnosticado em estágios avançados, quando a cura é praticamente impossível. Por isso, apresenta baixas taxas de sobrevida, com desfecho de óbito em menos de um ano em mais de 65% das pessoas diagnosticadas. Aproximadamente 70% dos pacientes apresentam doença localmente avançada ou metastática (estágio III e IV, respectivamente) no momento do diagnóstico.


    A demora no diagnóstico de câncer em geral e, em particular, de câncer de pulmão é um dos principais desafios enfrentados no Brasil. Em geral, o acesso a exames de diagnóstico por imagem é limitado em muitas regiões.


    Muitos esforços têm sido feitos para prevenir o câncer de pulmão. A prevenção primária do câncer de pulmão tem como foco a cessação do tabagismo. No Brasil e em outros países, as leis de ar limpo em ambientes fechados, a divulgação dos riscos do tabagismo e o aumento da disponibilidade de grupos de apoio para parar de fumar têm contribuído para reduzir a prevalência do tabagismo.


    A detecção precoce do câncer de pulmão é possível com a utilização da tomografia do tórax com baixa dose de radiação (TCBD), indicada para pessoas de alto risco devido ao tabagismo. O diagnóstico precoce é importante para a diminuição do número de mortes pela doença, considerando que quanto mais cedo for identificado, melhores são as chances de resultados positivos no combate ao tumor.


    A Fundação ProAR não deixa AGOSTO passar em branco e ressalta a importância do autocuidado, informação, acolhimento, apoio e prevenção para manter os pulmões saudáveis.

    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto